Livros Gratuitos Já

Apologia da história: Ou o ofício do historiador – Marc Bloch – PDF GRATUITO

Fuzilado pelos nazistas em 16 de junho de 1944 próximo a Lyon, Marc Bloch deixava inacabado um livro de metodologia, Apologia da história – publicado pela primeira vez em 1949 por Lucien Febvre.

Essa nova edição da obra póstuma de Marc Bloch, organizada e anotada por seu filho primogênito Étienne, apresenta o texto em sua integralidade e sem modificação alguma. Inclui também o prefácio de Jacques Le Goff à edição francesa e uma apresentação à edição brasileira, feita pela professora Lilia Moritz Schwarcz.

Como ponto de partida, Bloch aproveita a interrogação de um filho que lhe pergunta para que serve a história. Essa confidência familiar já revela de saída o cerne de uma de suas convicções: a obrigação de o historiador difundir e esclarecer.

Ele deve, nas palavras do autor, “saber falar, no mesmo tom, aos doutos e aos estudantes”. Um livro que permanece hoje em dia – quando o jargão hermético invadiu tantos livros de história – de uma atualidade espantosa. “Esse livro inacabado é um ato completo de história.” Jacques Le Goff.

Este livro, assim como todos os outros disponíveis no site, é destinado exclusivamente para uso pessoal. Considere a possibilidade de adquiri-lo.

1 MB

CLIQUE AQUI E
AVALIE NOSSO SITE.

Últimos adicionados:
0 0 votes
Avalie
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x